Vias de escalada no Itapiroca?

- 20/04/16 na categoria Adote uma Montanha

A Associação Nas Nuvens Montanhismo participa do PAM – Programa Adote uma Montanha da CBME desde 2004 quando adotou o Itapiroca, montanha da serra do Ibitiraquire com 1805 metros, a quinta montanha mais alta do
Paraná. Desde então vem realizando inúmeras atividades na montanha, tais como resgates, sinalizações, limpeza e orientação.

Durante uma dessas atividades realizadas em setembro de 2015 visualizamos a partir do Morro do Getúlio a linda parede de rocha que sempre nos chamou atenção. Com a intenção de abrir uma via de escalada realizamos a investida para reconhecimento do local.

Fascinados pela beleza da parede e potencial para abertura de vias de escaladas, fizemos um planejamento detalhado e iniciamos o processo de conquista em 14/11/2015 com a colocação da primeira proteção na via “10 anos”, assim batizada em homenagem ao aniversário de 10 anos que o NNM completou em 2015. Na investida seguinte, já em 2016, contamos com a ilustre presença do amigo Julio Fiori, o qual realizou a colocação da primeira chapa da segunda via, sendo ela então batizada de “Véio Loko”, uma homenagem ao grande amigo que tivemos o prazer de compartilhar essa conquista.

O setor conta com mais 2 vias, totalizando 4 vias com graduações entre 4º Sup e 7a, todas com chapas inox num granito sólido e de excelente grip.

Para quem assim como nós não abre mão de estar na montanha, curtir um visual incrível na mais completa harmonia com a natureza, o setor de escalada do Itapiroca é o lugar perfeito.

Com uma bela caminhada de aproximação, vias desafiadoras e linhas naturais incríveis, o novo setor é uma ótima opção de preparação física, logística e técnica para quem pretende escalar vias tradicionais mais complexas.

O Nas Nuvens Montanhismo em parceria com a Fazenda Rio das Pedras disponibilizará na portaria da fazenda os croqui das vias, que poderão ser solicitados pelos escaladores.

Acesso: Seguir pela trilha normal de acesso ao cume do Itapiroca, sinalizada por fitas na cor vermelha após o cruzo com a trilha do Pico Paraná. Após passar pela pedra onde está instalado o único degrau de metal a trilha fica ligeiramente plana, voltando a subir em uma curva para a esquerda. Nesse exato ponto a trilha para o setor de escalada segue ligeiramente para baixo, a direita. Logo no inicio será possível identificar as fitas amarelas e mais adiante a placa indicativa.

Vias:

1 – Raimunda* 4º Sup (Alisson Wozniak, Juliano Santos, Natan Fabricio e Rodrigo Xandão)
2 – Sonífera Via – 6° Sup (Juliano Santos e Natan Fabricio)
3 – 10 Anos – 5º grau (Nas Nuvens Montanhismo)
4 – Véio Loko – 7a (Alisson Wozniak, Juliano Santos, Julio Fiori, Natan Fabricio e Rodrigo Xandão)

Material necessário: 7 costuras e 1 corda de 60 metros.

*Observação: Necessário 2 rapéis na via Raimunda. Utilize as chapas duplas no meio da via.

CROQUI DO SETOR DE ESCALADA DO ITAPIROCA (clique aqui)

juliano_conquista_10anos

Juliano Santos na Via 10 anos

Alisson na Via Raimunda

Alisson Wozniak na Via Raimunda

natan_conquista_10anos

Natan Fabricio na Via 10 anos

xandão_conquista_raimunda

Rodrigo Barbosa (Xandão) na Via Raimunda

Juliano Santos na Via Sonífera Via

Juliano Santos na Via Sonífera Via

lucas_parada_véio_loko

Lucas Esli na parada da Via Véio Loko

Fiori na Primeira Chapa

Fiori na Primeira Chapa

NNM

Família Nas Nuvens Montanhismo na base das vias

Croqui de escalada Itapiroca

Croqui de escalada Itapiroca

Tags: , , ,